O que é um Arquétipo?
Cada um tem sua própria experiência e, a partir dela, forma imagens em sua mente, percepções do que vê. O psiquiatra Carl Gustav Jung descobriu através de pesquisas e observações que existem semelhanças estruturais associadas a essas imagens, por exemplo, imagens de mães que são vistas como amorosas e atenciosas e pessoas que são vistas como mais velhas.
Uma maneira mais fácil de entender o que é um arquétipo é considerar os animais. Quando pensamos em um leão, imediatamente pensamos em uma figura forte e destemida, o rei da selva. Águias, por sua vez, são vistas como visionárias e, portanto, são usadas como sinônimo de liderança e independência. Uma cobra, por outro lado, é considerada perigosa porque vagará até encontrar sua presa e passar por cima dela sem perceber.
Ver cada animal é um símbolo de um comportamento tão forte em nossas mentes que muitas vezes os usamos para nos referirmos a outras pessoas, como quando dizemos que alguém tem olhos de águia ou é uma atitude negativa quando se trata de víbora, por exemplo. São aspectos que simplesmente pensamos sem perceber como surgem porque vêm do nosso inconsciente.
Ao longo do dia, somos expostos a uma série de símbolos que trazem o arquétipo para ele. Seja no trabalho, conversando com alguém ou assistindo a um anúncio, eles estão sempre lá, se comunicando com nossos pensamentos e reforçando esses pensamentos, mesmo que não percebamos. Portanto, é importante entender esse conceito para evitar ser manipulado por essas ideias.
Em suma, um arquétipo é um modelo ideal, um conjunto de crenças, traços, informações e energias que determinam as regras que nosso pensamento seguirá. Cada um de nós vive em um arquétipo que molda quem somos, incluindo as emoções e sentimentos que experimentamos, nossos pensamentos e nossas atitudes.
E qual a relação dos arquétipos com a fotografia? Muitas marcas utilizam essa simbologia para transmitir mais personalidade ao seu nome, produto, marca etc. Entendendo um pouco mais a respeito disso você irá começar a perceber que marcas como Nike, Disney, Discovery Channel, FGV, Mastercard, MTV, CNN e várias outras famosas. Na fotografia, eu busco identificar junto ao cliente, marca e empresa, qual sua linguagem, apresentação e persona, chegando assim em possíveis arquétipos, quais irão facilitar a transmitir a mensagem da marca/empreendedor para seu cliente final, reforçando aquilo que o cliente vê e "lê" a respeito do profissional ou empresa é a mesma dentro e fora das redes sociais, dando mais segurança e credibilidade.
Abaixo vou explicar alguns arquétipos e suas características:
Para descobrir qual o seu Arquétipo, clique aqui
1 – O criador
Tem como lema de vida que tudo aquilo que pode imaginar, é capaz de realizar. Tem como desejo criar coisas que possuam um valor duradouro e seu maior medo é ser apenas mais um em meio à multidão. Este arquétipo também é chamado de artista, inovador, músico, escritor ou sonhador.
Pontos fortes criatividade e imaginação.
Limitações excesso de perfeccionismo.
2 – O governante
Alguém que exerce poder e que gosta de ter controle sobre as coisas em qualquer área. Seu maior medo é ser derrubado e perder o poder. Também conhecido como chefe, líder, aristocrata, rei/ rainha, político, modelo, gerente ou administrador.
Pontos fortes liderança e responsabilidade.
Limitações excesso de autoritarismo, o que gera uma grande dificuldade em delegar tarefas.
3 – O cuidador
Seu grande desejo é ajudar as outras pessoas e, por isso, teme quando uma situação delicada se aproxima, porque deseja sempre o melhor para todos. É alguém que ama o próximo como a si mesmo e que tem medo de situações de egoísmo e ingratidão por parte de terceiros. Também é conhecido como santo, altruísta, pai, ajudante e apoiador.
Pontos fortes generosidade e compaixão.
Limitações fraqueza e riscos de ser explorado por aproveitadores.
4 – O indivíduo comum
É aquela pessoa que deseja pertencer a um grupo e que não gosta de ser diferente. Seu maior desejo é se conectar com os demais e, por isso, teme ser deixada de lado. Este arquétipo também é conhecido como o velhinho bondoso, o bom vizinho, o realista, o trabalhador e o cidadão de bem.
Pontos fortes empatia e senso de realidade.
Limitações tende a desperdiçar tempo e energia em relacionamentos superficiais apenas para se encaixar.
5 – O amante
Seu foco está em se relacionar com as outras pessoas e, por isso, valoriza a intimidade e a experiência. Tem como estratégia tornar-se um indivíduo cada vez mais atraente de forma física e emocional. Seu maior medo é estar só e não ser amado. O amante também é conhecido como parceiro e formador de equipes.
Pontos fortes paixão, compromisso e gratidão.
Limitações por conta do desejo de agradar, pode correr o risco de agir contra a sua própria personalidade.
6 – O tolo
Deseja viver o momento ao máximo sem se preocupar com o que as outras pessoas irão pensar. Seu maior desejo é viver cada momento com prazer, sempre considerando que cada instante é único, e teme se sentir entediado ou entediar outros. Também é chamado de brincalhão e comediante.
Ponto forte: alegria.
Limitações: perde muito tempo com coisas sem muita relevância.
7 – O herói
Esta é uma figura do conhecimento de todos e que está ligada à coragem. Seu maior objetivo é mostrar seu valor aos outros através de atitudes corajosas. Já seu grande medo é demonstrar vulnerabilidade. O arquétipo do herói também é conhecido como salvador, vencedor, guerreiro e soldado.
Pontos fortes coragem e competência.
Limitações a arrogância e a necessidade de ter sempre algo pelo qual lutar para mostrar o seu valor.
8 – O rebelde
Um modelo totalmente avesso às regras, um indivíduo que vive de acordo com o que acredita, mesmo que seja totalmente contrário ao que a maioria segue. Seu grande objetivo é mudar as coisas que não funcionam mais, realizando uma verdadeira revolução. Seu maior medo é não conseguir agir para fazer isso acontecer. O rebelde também é chamado de revolucionário, desajustado ou selvagem.
Pontos fortes a busca pela liberdade.
Limitações sua sede por liberdade e mudança pode levá-lo a escolher caminhos escusos e perigosos.
9 – O mágico
É um arquétipo que busca unir conhecimentos ocultos a religiões, ciência e tecnologia a fim de compreender o universo. Tem como maior objetivo transformar sonhos em realidade, porém, teme que atos não intencionais tragam consequências negativas. Também é chamado de inovador, visionário e curandeiro.
Pontos fortes o dom de encontrar soluções positivas para toda a sociedade.
Limitações seu grande conhecimento em relação a áreas diversas pode torná-lo manipulador.
10 – O inocente
É um perfil que deseja a felicidade e acredita que é possível construir um mundo melhor para todos, em que todos possam ser quem desejarem. Para alcançar seu objetivo, procura sempre fazer o que é certo, por isso, tem medo de agir de forma errada e sofrer uma punição. O inocente também é chamado de ingênuo, utópico, romântico e sonhador.
Pontos fortes otimismo e fé.
Limitações seu excesso de ingenuidade pode ser visto como entediante pelas outras pessoas.
11 – O explorador
Sua marca mais forte é a liberdade e a utiliza para se conhecer melhor e buscar novas formas de viver. Por conta desse desejo de explorar, teme se sentir preso e viver uma vida sem o novo. Para evitar que isso aconteça, está sempre em busca de novas experiências. O arquétipo do explorador também é chamado de andarilho e individualista.
Pontos fortes viver de acordo com a sua verdade.
Limitações corre o risco de explorar sem ter um rumo definido e viver sem um propósito maior.
12 – O sábio
É um indivíduo que deseja entender o mundo através da busca pelo conhecimento e da autoreflexão. Para isso, usa sua inteligência para analisar e entender as coisas. Seu maior medo é ser enganado ou viver na ignorância. O arquétipo do sábio também é chamado de estudioso, especialista, pensador, tutor e professor.
Pontos fortes inteligência e sabedoria.
Limitações sua fixação pelo estudo pode levá-lo a se concentrar muito na teoria e se esquecer de agir.