27/04/2022 às 21:21

Arquétipos na fotografia

8386
6min de leitura

O que é um Arquétipo?

Cada um tem sua própria experiência e, a partir dela, forma imagens em sua mente, percepções do que vê. O psiquiatra Carl Gustav Jung descobriu através de pesquisas e observações que existem semelhanças estruturais associadas a essas imagens, por exemplo, imagens de mães que são vistas como amorosas e atenciosas e pessoas que são vistas como mais velhas.

Uma maneira mais fácil de entender o que é um arquétipo é considerar os animais. Quando pensamos em um leão, imediatamente pensamos em uma figura forte e destemida, o rei da selva. Águias, por sua vez, são vistas como visionárias e, portanto, são usadas como sinônimo de liderança e independência. Uma cobra, por outro lado, é considerada perigosa porque vagará até encontrar sua presa e passar por cima dela sem perceber.

Ver cada animal é um símbolo de um comportamento tão forte em nossas mentes que muitas vezes os usamos para nos referirmos a outras pessoas, como quando dizemos que alguém tem olhos de águia ou é uma atitude negativa quando se trata de víbora, por exemplo. São aspectos que simplesmente pensamos sem perceber como surgem porque vêm do nosso inconsciente.

Ao longo do dia, somos expostos a uma série de símbolos que trazem o arquétipo para ele. Seja no trabalho, conversando com alguém ou assistindo a um anúncio, eles estão sempre lá, se comunicando com nossos pensamentos e reforçando esses pensamentos, mesmo que não percebamos. Portanto, é importante entender esse conceito para evitar ser manipulado por essas ideias.

Em suma, um arquétipo é um modelo ideal, um conjunto de crenças, traços, informações e energias que determinam as regras que nosso pensamento seguirá. Cada um de nós vive em um arquétipo que molda quem somos, incluindo as emoções e sentimentos que experimentamos, nossos pensamentos e nossas atitudes.

E qual a relação dos arquétipos com a fotografia? Muitas marcas utilizam essa simbologia para transmitir mais personalidade ao seu nome, produto, marca etc. Entendendo um pouco mais a respeito disso você irá começar a perceber que marcas como Nike, Disney, Discovery Channel, FGV, Mastercard, MTV, CNN e várias outras famosas. Na fotografia, eu busco identificar junto ao cliente, marca e empresa, qual sua linguagem, apresentação e persona, chegando assim em possíveis arquétipos, quais irão facilitar a transmitir a mensagem da marca/empreendedor para seu cliente final, reforçando aquilo que o cliente vê e "lê" a respeito do profissional ou empresa é a mesma dentro e fora das redes sociais, dando mais segurança e credibilidade.

Abaixo vou explicar alguns arquétipos e suas características:

arquetipos de jung

Para descobrir qual o seu Arquétipo, clique aqui

1 – O criador

Tem como lema de vida que tudo aquilo que pode imaginar, é capaz de realizar. Tem como desejo criar coisas que possuam um valor duradouro e seu maior medo é ser apenas mais um em meio à multidão. Este arquétipo também é chamado de artista, inovador, músico, escritor ou sonhador.

Pontos fortes criatividade e imaginação.

Limitações excesso de perfeccionismo.

2 – O governante

Alguém que exerce poder e que gosta de ter controle sobre as coisas em qualquer área. Seu maior medo é ser derrubado e perder o poder. Também conhecido como chefe, líder, aristocrata, rei/ rainha, político, modelo, gerente ou administrador.

Pontos fortes liderança e responsabilidade.

Limitações excesso de autoritarismo, o que gera uma grande dificuldade em delegar tarefas.

3 – O cuidador

Seu grande desejo é ajudar as outras pessoas e, por isso, teme quando uma situação delicada se aproxima, porque deseja sempre o melhor para todos. É alguém que ama o próximo como a si mesmo e que tem medo de situações de egoísmo e ingratidão por parte de terceiros. Também é conhecido como santo, altruísta, pai, ajudante e apoiador.

Pontos fortes generosidade e compaixão.

Limitações fraqueza e riscos de ser explorado por aproveitadores.

4 – O indivíduo comum

É aquela pessoa que deseja pertencer a um grupo e que não gosta de ser diferente. Seu maior desejo é se conectar com os demais e, por isso, teme ser deixada de lado. Este arquétipo também é conhecido como o velhinho bondoso, o bom vizinho, o realista, o trabalhador e o cidadão de bem.

Pontos fortes empatia e senso de realidade.

Limitações tende a desperdiçar tempo e energia em relacionamentos superficiais apenas para se encaixar.

5 – O amante

Seu foco está em se relacionar com as outras pessoas e, por isso, valoriza a intimidade e a experiência. Tem como estratégia tornar-se um indivíduo cada vez mais atraente de forma física e emocional. Seu maior medo é estar só e não ser amado. O amante também é conhecido como parceiro e formador de equipes.

Pontos fortes paixão, compromisso e gratidão.

Limitações por conta do desejo de agradar, pode correr o risco de agir contra a sua própria personalidade.

6 – O tolo

Deseja viver o momento ao máximo sem se preocupar com o que as outras pessoas irão pensar. Seu maior desejo é viver cada momento com prazer, sempre considerando que cada instante é único, e teme se sentir entediado ou entediar outros. Também é chamado de brincalhão e comediante.

Ponto forte: alegria.

Limitações: perde muito tempo com coisas sem muita relevância.

7 – O herói

Esta é uma figura do conhecimento de todos e que está ligada à coragem. Seu maior objetivo é mostrar seu valor aos outros através de atitudes corajosas. Já seu grande medo é demonstrar vulnerabilidade. O arquétipo do herói também é conhecido como salvador, vencedor, guerreiro e soldado.

Pontos fortes coragem e competência.

Limitações a arrogância e a necessidade de ter sempre algo pelo qual lutar para mostrar o seu valor.

8 – O rebelde

Um modelo totalmente avesso às regras, um indivíduo que vive de acordo com o que acredita, mesmo que seja totalmente contrário ao que a maioria segue. Seu grande objetivo é mudar as coisas que não funcionam mais, realizando uma verdadeira revolução. Seu maior medo é não conseguir agir para fazer isso acontecer. O rebelde também é chamado de revolucionário, desajustado ou selvagem.

Pontos fortes a busca pela liberdade.

Limitações sua sede por liberdade e mudança pode levá-lo a escolher caminhos escusos e perigosos.

9 – O mágico

É um arquétipo que busca unir conhecimentos ocultos a religiões, ciência e tecnologia a fim de compreender o universo. Tem como maior objetivo transformar sonhos em realidade, porém, teme que atos não intencionais tragam consequências negativas. Também é chamado de inovador, visionário e curandeiro.

Pontos fortes o dom de encontrar soluções positivas para toda a sociedade.

Limitações seu grande conhecimento em relação a áreas diversas pode torná-lo manipulador.

10 – O inocente

É um perfil que deseja a felicidade e acredita que é possível construir um mundo melhor para todos, em que todos possam ser quem desejarem. Para alcançar seu objetivo, procura sempre fazer o que é certo, por isso, tem medo de agir de forma errada e sofrer uma punição. O inocente também é chamado de ingênuo, utópico, romântico e sonhador.

Pontos fortes otimismo e fé.

Limitações seu excesso de ingenuidade pode ser visto como entediante pelas outras pessoas.

11 – O explorador

Sua marca mais forte é a liberdade e a utiliza para se conhecer melhor e buscar novas formas de viver. Por conta desse desejo de explorar, teme se sentir preso e viver uma vida sem o novo. Para evitar que isso aconteça, está sempre em busca de novas experiências. O arquétipo do explorador também é chamado de andarilho e individualista.

Pontos fortes viver de acordo com a sua verdade.

Limitações corre o risco de explorar sem ter um rumo definido e viver sem um propósito maior.

12 – O sábio

É um indivíduo que deseja entender o mundo através da busca pelo conhecimento e da autoreflexão. Para isso, usa sua inteligência para analisar e entender as coisas. Seu maior medo é ser enganado ou viver na ignorância. O arquétipo do sábio também é chamado de estudioso, especialista, pensador, tutor e professor.

Pontos fortes inteligência e sabedoria.

Limitações sua fixação pelo estudo pode levá-lo a se concentrar muito na teoria e se esquecer de agir.


27 Abr 2022

Arquétipos na fotografia

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

arquetipo braço cruzado bruno sampaio empresarial ensaio empresa fotografia corporativa fotografia cuiaba fotografia profissional fotógrafo em Cuiabá jung perfil para ensaio sampaio ricci

Quem viu também curtiu

14 de Nov de 2017

Lançamento do blog!

04 de Mai de 2019

Como Surgiu: "A vida com Microcefalia"

25 de Jul de 2018

Dicas para melhorar sua fotografia com o celular

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp